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  • Diogo Moita

Whatsapp Business - o que é e como usar no seu negócio



A construção da imagem de uma empresa é estabelecida com base em diversos fatores, mas o principal deles é a comunicação, tanto dentro como fora da organização. É ela que contribui para o seu sucesso.

Por meio dela, você cria estratégias de vendas, realiza a venda e ainda conquista o cliente não só a curto, médio ou longo prazo, mas o transforma de certo modo, em um propagador da sua marca. Já que um bom serviço a gente nunca se cansa de falar e indicar para os amigos, não é verdade?

Por esse motivo, é preciso estar atento nas tecnologias que o mercado oferece para melhorar o desempenho e rapidez no qual seu cliente precisa e procura.

Neste artigo, mostraremos a importância e essência da comunicação no uso do WhatsApp Business para seu negócio.


O que é o WhatsApp Business?


O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no mundo. Lançado em 2019, com a funcionalidade de troca de mensagens instantâneas, hoje ele tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.

Já o WhatsApp Business, que também é gratuito, traz funcionalidades que a versão original do WhatsApp não possui. Destinada ao mundo corporativo, o aplicativo serve para que você gerencie melhor a comunicação com seus clientes.

Por isso, o ponto de hoje não é só sobre estar nas mídias sociais, mas em criar uma comunicação mais eficiente para seu time por meio dos recursos que este aplicativo tem a oferecer.


5 utilidades do WhatsApp Business que você precisa conhecer


Você precisa sempre adotar as melhores estratégias para ter um bom contato entre seu negócio e o cliente.

Aqui, nós separamos algumas dicas e vantagens que podem vir a servir para que você diferencie seu atendimento das demais empresas e se destaque no seu nicho.


#1 PERFIL EMPRESARIAL

Nessa versão Business, você pode montar seu próprio perfil adicionando todos os dados a respeito da sua empresa e negócio. Por exemplo, inserir a descrição do seu negócio, o horário de trabalho, a localização, e-mail, telefone e site, além de funções que você já conhece como o uso de foto no perfil.

Além dessas informações pertinentes que ajudarão o cliente a conhecer melhor sobre sua empresa, o WhatsApp fornece o selo de verificação. Caso a conta seja comercial, mas não verificada pelo WhatsApp, você verá a mensagem “Esta conta pode ser comercial, mas o WhatsApp ainda não confirmou o nome da conta”.

Na prática, não ter o selo de verificação não existe problema nenhum. Independente dessa classificação o usuário vai poder usar de todas as funcionalidades oferecidas pelo aplicativo. Por isso, não se preocupe com o selo!


#2 ORGANIZAÇÃO DOS CONTATOS

Se sua empresa usa o WhatsApp Business para vendas, você pode criar etiquetas para facilitar a organização dos seus clientes como “em andamento”, “pendente”, “pago”, entre outros.

Crie etiquetas de acordo com as suas necessidades de organização e do seu funil de vendas. Essa é uma ótima funcionalidade quando você interage com um grande número de pessoas.


3# PRODUTIVIDADE E AUTOMAÇÃO

Se o cliente entrar em contato com você fora do horário do expediente, por exemplo, você pode programar o envio de mensagens automáticas dizendo que no momento não pode atendê-lo, mas que em breve vai retornar.

Essa é uma forma eficaz de não deixar que o cliente fique falando sozinho e sem nenhuma resposta. Caso ele explique na mensagem o que precisa, assim que possível você resolve e já entra em contato com uma solução, otimizando o seu tempo e o dele na resolução do problema.


4# ADICIONAR CATÁLOGO DE PRODUTOS

No WhatsApp Business, você tem essa funcionalidade que pode ser muito útil para a divulgação do que você vende ou do serviço que você presta na sua empresa.

Neste recurso, é possível colocar informações como o preço, código, detalhes descritivos e link do seu e-commerce, por exemplo. Os itens seguem a mesma política de vendas do Facebook e Instagram, sendo proibida a venda de animais, drogas, armas e objetos ilícitos.


5# ANÁLISE DAS MÉTRICAS

O uso do aplicativo dá acesso às métricas que podem ajudar no seu marketing digital. Por ele, é possível ver quantas mensagens foram enviadas e se foram lidas e recebidas pelos seus contatos.

A partir delas, é possível que você acompanhe o desempenho da sua ação ficando mais fácil poder fazer uma análise e identificar falhas na comunicação e atendimento que você vem exercendo. Assim, é claro, mudar as estratégias!


Como usar o WhatsApp Business?


É muito simples estar e usar o aplicativo desenvolvido para empresas se comunicarem com seus clientes:

  1. Primeiro baixe o aplicativo do WhatsApp Business na App Store ou Play Store.

  2. Abra o app e toque em “Concordar e Continuar”.

  3. Permita que o aplicativo acesse seus contatos, fotos e arquivos.

  4. Insira e verifique o número da empresa que deseja usar para trocar mensagens com os usuários.

  5. Defina o nome da sua empresa e crie o seu perfil.

Fácil, não é mesmo?


Faça um bom atendimento ao cliente


A forma com que nos comunicamos está sempre evoluindo, e nós precisamos nos adaptarmos e utilizar de toda tecnologia disponível para fazer com que o atendimento se sobressaia e atenda às expectativas dos clientes.

O WhatsApp Bussines pode ser um grande aliado ao seu marketing de vendas ajudando a atrair, conquistar e a reter seus clientes.

Um excelente atendimento ajudará sua empresa a se fortalecer dentro dos canais de comunicação, mantendo uma relação saudável com eles e aumentando o relacionamento com a marca ou serviço.

Por último, não se esqueça de estar sempre atento às novidades do mercado, assim como atualizando sempre os seus conhecimentos em Marketing Digital, que cada vez mais está levando empresas ao topo, com estratégias de conversão, lançamento e tráfego.


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